quinta-feira, 29 de maio de 2014

Preparando uma viagem de férias - passaporte

Uma das coisas mais divertidas da vida é a preparação de uma viagem. O que não signfiica que não seja cansativo também, mais ainda se você é do tipo que viaja como o Silas e eu, que não somos muito adeptos de ficar presos em pacotes e excursões.  

Este ano, bem no meio dos jogos da Copa do Mundo no Brasil, vamos visitar a Euzi na Alemanha. Só que não é uma simples visita à casa dessa amiga tão querida. Se fosse assim, seria fácil demais e não teria tanta graça. 

Para começar a preparação da viagem é preciso decidir para onde ir, em que tempo, por quanto tempo e como se vai. 

Parece óbvio, mas não é. São tantas as possibilidades e os interesses que fica cada mais estressante o momento da decisão porque vem aquela sensação de que a gente vai deixar de fazer o que é ainda mais legal do que o que a gente vai fazer.  Exemplo disso é a decisão de fazer uma viagem internacional enquanto os olhos dos torcedores do mundo todo estarão voltados para cá.  Mas depois da decisão tomada, essa é a melhor escolha (é assim que eu penso). 

Provavelmente vou escrever sobre a viagem muitas vezes, mas o assunto de hoje, tendo decidido por viajar para outro país, é o passaporte

No Brasil, não se sabe muito bem ao certo o motivo, temos tido dificuldade para agendar uma data próxima para fazer um passaporte.  Se der sorte de entrar no site da Receita Federal para agendar e houver um dia até o fim da próxima semana é quase como ganhar na loteria. Sabendo que eu viajaria em julho e meu passaporte vencia no inicio de maio, em meados de abril entrei no site para agendar. Consegui a data mais próxima no início de junho, na Lapa. Não havia disponibilidade em nenhum dos outros núcleos de atendimento como o Eldorado ou o Shopping Luz. 

Para não ter dor de cabeça na hora de embarcar, é preciso estar com o passaporte válido. Basicamente, os passos a serem seguidos são: agendar a data no site da Receita Federal, imprimir e efetuar o pagamento do boleto (R$ 150 e poucos) e comparecer na data e hora marcadas no endereço correto. Leve os documentos solicitados originais, nada de cópia. São eles: documento de identidade (pode ser RG, CNH, carteira de trabalho, certidão de casamento e certidão de nascimento para os menores de 12 anos), título de eleitor, certidão de cumprimento de obrigações militares (para os homens), certidão de naturalização (se for o caso), guia do recolhimento da taxa sobre a qual já falei antes, passaporte anterior e CPF. 

Vá bonitinho porque chegando lá vai ser feita uma foto que é a que vai impressa no passaporte. Aí, depois de carimbados os dedinhos, revisados os dados do preenchimento da ficha que você fez no agendamento pelo site e assinados os devidos formulários, o seu passaporte deverá ficar pronto em alguns dias.  E você, pessoalmente, deve ir retirá-lo. Caso não possa, é preciso procuração com moldes bem específicos. Não se iluda, esse documento é coisa muito séria e não se deve achar que pode ser dado um jeitinho. Isso não existe!

Bom, assim que meu passaporte novo estiver pronta terei mais um pedaço da prepação da minha viagem resolvido. Falta muuuuuito ainda! 

Agora preciso ir porque tenho horário agendado na minha médica querida, Dra. Lilian. 

Prometo falar mais da viagem. Só pra adiantar uns highlights: vamos pedalar em campos de tulipas e degustar cervejas de primeira qualidade. 




Pretendo contar pra vocês um pouquinho do nosso jeito de viajar. Combina com o nosso jeito de viver ou, se preferir, nosso lifestyle!

Beijos, 


Serviço

Polícia Federalhttp://www.dpf.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário