domingo, 8 de junho de 2014

Encontro gastronômico

No ano passado, o Silas chegou com uma novidade em casa. Tínhamos sido convidados para uma noite entre amigos na casa da Érica e do Fernando Londoño cujo objetivo seria degustar menus gastronômicos produzidos pelos convidados. Formamos um grupo de 12 pessoas, cinco casais e duas mulheres.  

A ideia não podia ter sido mais feliz. A noite foi super agradável. Todos muito animados diante da chance de confraternizar e, mais que tudo, querendo mostrar aos amigos o melhor preparo saído de seus cadernos de receitas. Foi uma delícia e ficou a promessa de repetirmos com certa frequência o dose, já que o modelo do evento foi tão bem aceito por todos. 

Fernando e Érica são excelentes anfitriöes e nos deixaram absolutamente à vontade na casa deles. Ontem, foi a nossa vez. Cabia então a mim e ao Silas retribuir tamanha gentileza e tentar proporcionar na nossa casa também uma noite de diversão gastronômica para esses amigos de quem gostamos tanto. 

A arrumação começou logo cedo, arrumando louças, talheres, copos, toalhas, cadeiras, enfim, deixando a casa bonita e em com espaço livre para que todos pudessem finalizar seus pratos quando chegassem, sem que houvesse trombadas na cozinha. 

Depois parti para a preparação do meu primeiro prato. Na noite anterior, listinha em punho, já tínhamos comprado quase tudo o que precisávamos para a salada de grãos que eu servi em porções individuais, enfeitadas com um raminho de salsa e gergelim torrado. Segue a receita, ficou booooa...

Salada de grãos

Ingredientes

1 e 1/2 xícara (chá) de arroz sete grãos cozido 
1 xícara (chá) de lentilhas cozidas 
1 xícara (chá) de grão de bico cozido 
1 cebola roxa grande picada
2 tomates com pele e sem sementes picados
1 talo de salsão picado
1/3 de pimentão verde, 1/3 pimentão vermelho e 1/3 pimentão amarelo, todos picados
25 gr de aliche picado
1 colher (sopa) de gengibre picado
1 dente de alho amassado
3 colheres (sopa) de cheiro verde picado
1 pimenta dedo de moça sem sementes picada
1/2 xícara de nozes picadas
1/2 xícara de amêndoas laminadas e torradas
2 colheres (sopa) molho de mostarda de Dijon
1/4 xícara de vinagre branco
1/2 xícara de azeite
Sal a gosto
Gergelim torrado para decorar





Modo de preparo: 

Em água com sal, cozinhe separadamente o arroz sete grãos, o grão de bico e a lentilha (porque cada um tem um tempo de cozimento diferente) até que fiquem com consistência al dente. Espere esfriar e junte-os a todos os demais ingredientes pela ordem. Junte os temperos, a mostarda, o vinagre branco, o azeite e corrija o sal.  Leve à geladeira por cerca de duas horas antes de servir. 

Importante: Para deixar a sua salada mais bonita e apetitosa, tome o cuidado de deixar os cortes com tamanhos parecidos, de preferência bem pequenos. 

Salada preparada, ainda faltva o preparo da sobremesa que seria um bolo de manjericão com chocolate amargo coberto de creme de aceto balsâmico. 

Antes disso, uma visitinha à Camicado para comprar uns talheres novos. Apesar de tantas festas com comida aqui em casa, não tínhamos garfos, facas e colheres suficientes (e decentes) para todos os nossos convidados. Comprei peças avulsas de muito boa qualidade, grandes e pesadas. Fiquei bem contente com a nova aquisição.  E, aproveitando a ocasião, também adquirimos uma jarra de vidro nova. Nela fizemos uma sangria bem inovadora.

Lá pelas 20h30, horário marcado para a festa começar, foram chegando os primeiros convidados. Desta vez, fomos 13. Como não podia deixar de ser, primeiro chegaram a Patricia e a Sula com seu marido Antonio, as duas da área de gastronomia, que cozinham divinamente. Elas são professoras do curso de Gastronomia da FMU e estudam na PUC-SP, temas relacionados a Comida e Religião. De lá é que os professores colegas do Silas que estiveram em casa ontem as conhecem. Depois chegaram o Helda e Edin, Fernando e Érica, Frank e Renata e Zeca e Pereira.  Cada um trazendo pratos deliciosos e cheios de história, como toda boa comida. Isso sem nem mencionar as sobremesas... um arraso! Ah, e os vinhos. Coisa de gourmets!

Alguns dos pratos, eu pretendo pesquisar, pedir as receitas para poder publicar e, claro, repetir em outras ocasiões porque valem super a pena. A receita da sangria eu vou publicar também, mas pra isso preciso consultar o barman da festa, o marido!

Segundo o Fernando, ontem era dia de banquete e em dias assim temos que aproveitar. O papo rolou até as duas da manhã quando o primeiro casal decidiu chamar um taxi para ir embora. Assim, lá pelas 2h30 de hoje, que pena!, todos já tinham ido. E nós ficamos com aquela alegria de quem teve momentos ótimos de comida, bebida e afeto, que é o mais importante nisso tudo. 


Sula Santana,  chef de cozinha, na minha cozinha! 
Hora das sobremesas, ninguém nem olha pro fotógrafo. 
Patricia Rodrigues de Souza, chef de cozinha, na minha cozinha também! 


Hoje, "re-degustamos" tudo porque o enterro dos ossos que sempre rola no dia seguinte das festas é mesmo sensacional. O Silas redescobriu as entradinhas feitas de torradas com bacalhau cobertas por uma tapenade de azeitonas pretas que a Dona Maria José trouxe. Enebriou-se! E eu também, não duvide. Minha sogra e meu sogro estiveram aqui conosco hoje e também puderam apreciar as comidinhas. 

Em tempo, ontem, o blog completou um mês. A primeira publicação foi em 7/maio. Foram mais de 2 mil visualizações nesse período. Estou extasiada por isso e muito agradecida. Nesses primeiros dias, já aprendi muita coisa sobre a ferramenta, o comportamento dos leitores, os assuntos que as pessoas gostam mais, os dias da semana que as pessoas mais lêem, mas mais que tudo, eu tenho me emocionado muito. Eu nem podia imaginar que escrever livremente todos os dias me faria tão realizada. Valeu, pessoal!! Obrigada. 

Beijos e boa semana a todos. Dia 12 começa a Copa e é dia dos namorados. Já pensou o que vai fazer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário