sábado, 20 de setembro de 2014

Rocambole recheado com brigadeiro de damasco

Atendendo aos pedidos recebidos depois de ter publicado a foto do rocambole com recheio de brigadeiro de damasco ontem no facebook, publico a seguir a receita.

Rocambole com recheado com brigadeiro de damasco




Ingredientes

Pão de ló


2 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) água fervendo
1/2 colher (sopa) de fermento em pó

Brigadeiro de damasco

1 lata de leite condensado
1 colher de mantegia
3 colheres de geleia de damasco

Modo de preparo

Na batedeira: bata as claras em ponto de neve bem firme. Acrescente as gemas uma a uma e continue batendo na potência máxima. Junte o açúcar e bata até que a mistura se torne bem clara, quase branca. Acrescente a farinha de trigo e a água fervendo e continue batendo. Por último, ponha o fermento e leve ao forno em assadeira baixa untada e polvilhada. O forno deve estar pré-aquecido em 180 graus. O pão de ló leva apenas de 12 a 15 minutos para ficar pronto.

Geleia:  leve ao fogo 5 colheres de açúcar, 150 gramas de damascos secos e 1/2 xícara de água. Quando começar o ponto de calda, retire do fogo e passe pelo multiprocessador.

Brigadeiro: leve todos os ingredientes ao fogo, mexa até ferver. Conte 30 segundos e retire do fogo.

Montagem

Ainda quente vire o bolo sobre um pano de prato molhado. Deite o brigadeiro de damascos sobre a massa e enrole na horizontal com o pano úmido até formar o rocambole.

Importante: enrole bem firme o bolo e passe açúcar refinado em volta para evitar ressecar.

Só uma curiosidade: eu não planejei fazer um rocambole ontem. Tudo acabou acontecendo porque errei o ponto do brigadeiro de damascos. Aí, como estava muito mole a massa da brigadeiro, decidi usar como  recheio de algum outro doce. Só que eu não tinha muitos ingredientes em casa. Olhei na geladeira e tinha só dois ovos. A receita original do pão de ló leva quatro ovos. Eu adaptei e deu certo. Fiquei orgulhosa do resultado e da minha criatividade. Rsrs

É muito fácil de fazer, mas nem sempre o primeiro rocambole fica lindo. Agora, gostoso, eu posso garantir que vai ficar!

To na maior correria esses dias. Acho que é porque a primavera está chegando!

Bom domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário