quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Como aproveitar o vinho que sobra

Com a participação especial do Clube dos Vinhos


Uma parceria de peso

Como estudante e curiosa de tudo o que se passa no mundo da Gastronomia, vivo encontrando sites e publicações interessantes de todas as naturezas: vinhos, cervejas, alta gastronomia, blogs culinários, enfim, toda sorte de informações. Há aquelas que visito uma vez e logo me desencantam, mas há também as que viro fã, sou seguidora, me cadastro para receber newsletters e, quando tudo isso é pouco, eu entro em contato e me apresento. 
Com o Clube dos Vinhos foi assim. Primeiro, encontrei a Vinitude por acaso, possivelmente buscando vinhos para comprar ou pesquisando para harmonizar em algum cardápio ou menu. 
De lá, descobri o Clube dos Vinhos e suas publicações e oportunidades. Fiz cadastro, passei a receber informações periódicas do meu interesse, me tornei leitora e, então, fui ao encontro deles. 
Para minha alegria fui muito bem recebida. Dessa boa recepção tivemos a participação especial de hoje, com um bom conteúdo para ser publicado na coluna de Convidados Especiais.
E sabe o que mais? Eu também vou escrever na revista do Clube dos Vinhos. Não é tudo? Sinto-me honrada com a parceria.
Agora, aproveitem as dicas.


Como aproveitar o vinho que sobra


Quantas vezes você não vivenciou a seguinte cena? Depois de um jantar, os amigos e parentes se foram, e sobraram algumas garrafas de vinho com conteúdo suficiente para encher uma ou duas taças, mas você simplesmente não sabe o que fazer com elas?

“Jogar na pia será a atitude mais adequada”, você poderá pensar, mas a verdade é que há dicas interessantes que podem ajudar qualquer pessoa a aproveitar o vinho que sobra, conseguindo, inclusive, prolongar seu sabor por um pouco mais de tempo.

 

O oxigênio exerce papel decisivo


Uma garrafa de vinho,  e isto irá valer para todos os tipos de vinhos, sempre irá sofrer com a ação do contato com o oxigênio, já que é ele que acelera o processo de deterioração do vinho, que irá se dar em no máximo 2 dias depois da abertura da garrafa.

Portanto, é importante saber que o tempo de deterioração de um vinho irá depender da quantidade de bebida que ainda resta na garrafa, já que para quantidades menores, o este tempo será menor, enquanto para quantidades maiores, ele será maior.


É importante saber que o tempo de deterioração de um vinho irá 
depender da quantidade de bebida que ainda resta na garrafa! 
Então, para que um vinho possa ser consumido guardando o máximo do seu sabor original depois de aberto, será essencial que você utilize stoppers, que irão funcionar como rolhas substitutas, impedindo que o oxigênio aja diretamente na deterioração da bebida, aumentando sua vida útil.

 

Aplicações culinárias


Todo mundo já ouviu falar de pratos deliciosos e saborosos que são preparados com a utilização de vinho em seus temperos, certo? Pois é perfeitamente possível reaproveitar o vinho que sobrou em aplicações culinárias, com resultados realmente interessantes.

Estas aplicações culinárias podem ser variadas, já que carnes, molhos e até sobremesas podem ser preparados com a utilização de sobras de vinho como ingrediente adicional.


É perfeitamente possível reaproveitar o vinho que sobrou em aplicações
culinárias, com resultados realmente interessantes!

Faça seu próprio vinagre

Vinagre Caseiro


Aí vai uma receita simples e que funciona muito bem!


Vinagre caseiro

1 parte de vinagre de vinho tinto (Quanto melhor a qualidade do vinagre, melhor o resultado da receita. Não use vinagre balsâmico!)

3 partes de vinho tinto (Você pode ir juntando porções de vinhos diferentes para prepará-la.)


Junte o vinagre e as sobras de vinho em um recipiente de louça ou cerâmica, nunca de metal. Use uma tampa ou cubra com filme plástico. Deixe evoluir por 15 a 30 dias. Ao final, filtre com um coador de papel e engarrafe. Pronto!


Sobre a autoria do texto: 
Clube dos Vinhos -  Você se associa e tem vantagens especiais. Uma delas é receber todos os meses uma seleção de garrafas de vinhos escolhidos por quem entende do assunto. Para quem é apaixonado por vinho, a cada mês uma boa surpresa. Para quem está aprendendo, uma grande oportunidade de fazê-lo a partir da melhor degustação. 

Serviço: 
Vinitude - Clube dos Vinhos - www.clubedosvinhos.com.br
Telefones: em São Paulo, 11 3522-8085 / no Rio de Janeiro,  21 2235 3968.

Nenhum comentário:

Postar um comentário