segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

400 g - Técnicas de Cozinha



Livro básico para quem quer cozinhar



Há alguns meses, meu cunhado Warté me mostrou um livro de culinária que ele ganhou da Irene e dos filhos. Para quem, como ele, gosta de cozinhar e tem interesse constante em aprender não poderia o presente ser mais apropriado.  Livros de gastronomia e culinária são assunto recorrente quando nos encontramos porque ambos gostamos de conversar sobre comida, ingredientes, técnicas, práticas e estamos sempre xeretando por aí o que tem de novidade, especialmente em livros.

As livrarias aumentaram sobremaneira o espaço dedicado ao assunto comida. Tem livros para todos os gostos. Os que trazem mais fotos do que técnicas, os inversos, os que contam histórias, os de caráter jornalístico, aqueles que são focados em tipos específicos de pratos, os que têm a ver com decoração do assunto e mise en place, enfim, infinitas variações. 

Em alguns momentos tenho ímpetos de querer todos, sem exceção, devo confessar. Minha sorte é que não sou muito impulsiva e nem consumista. Não compro tudo porque não dá, nem o dinheiro, nem o espaço. Eu não gosto de ter por ter. Além do que, eu gosto de curtir os que já tenho e sempre penso que  não preciso ter muitos, o que não significa que, às vezes, não me dê esse rompante comprador. Quando isso acontece, espero passar e adquiro só o que realmente faz diferença.

Posso dizer que a indicação do livro feita pelo meu cunhado era uma dessas que vale a pena comprar, ter na estante de casa, na sua biblioteca particular de culinária, para qualquer tipo de consulta. Como minha mãe fazia com o Dona Benta que foi da minha avó, uma edição fantástica que ensina até como embebedar o peru de Natal, já que foi escrito em tempos que isso era uma prática. Atualmente, compramos a ave mortinha da silva, depenada, limpa, temperada e com termômetro que deveria avisar quando está assada. Mas nem sempre foi assim. 

Oportunamente...

Estávamos então no primeiro dia de 2015 andando pelo Leblon, Silas, Fabíola, Roger e eu, e a livraria Argumento estava aberta. 

Mais para pegar um ar condicionado geladinho num ambiente gostoso que é o das prateleiras bem arrumadas da loja, entramos, para "sapear" os títulos mais evidentes e em destaque. 

Como eu tenho foco dirigido e vou com frequência aos livros de culinária, lá encontrei o 400g - Técnicas de Cozinha, indicado pelo Warté. 





Último exemplar da livraria naquele momento, virou meu imediatamente, presente de ano novo do Silas, meu mais que amado companheiro de vida. 

Dali em diante, nem preciso contar que tudo o que eu queria era ir pra casa e folhear, manusear, ler, entender as técnicas, degustar a edição.

Com uma proposta bem didática, o livro é uma oportunidade de entrar no mundo da gastronomia ou da culinária a partir de conceitos e técnicas. Além disso, traz tabelas de conversão de pesos e medidas, temperaturas, equipamentos e utensílios (bem como seus usos) e, como é esperado, receitas.

A capa dura vem recheada com mais de 560 páginas de informações culinárias, não só as textuais, assinadas por cinco nomes muito conhecidos na mídia da gastronomia que são Betty Kovesi, Carlos Siffert, Carole Crema, Grabriella Matinoli e Mara Salles, essa última tratando de Cozinhas do Brasil, mas também por ilustrações de Dado Motta. 

Para quem não é do meio, mas pretende ser, é uma obra para ter. Para quem já vive fazendo arte culinária, pode ser visto como uma "gramática inicial" da cozinha, aquela que sempre pode ser consultada quando algo foge da memória.  

Só para dizer o quanto gostei de ter sido presenteada com esse livro, saiba que eu o levaria comigo quando estivesse passando férias na nossa casa de campo da Toscana... A casa de veraneio em campos da Itália ainda é um sonho,  mas o livro eu já tenho! 

Warté, valeu pela dica. 

Boa semana! Essa é uma que vem cheia de novidades e emoções fortes. 

Parabéns São Paulo, minha terra escolhida de coração e de alma, pelos 461 anos completados ontem. 


Serviço

400 g - Técnicas de Cozinha 
Autores: Betty Kovesi, Carlos Siffert, Carole Crema, Gabriela Matinoli. 
Companhia Editora Nacional, 2007 

Livraria Argumento - Rua Dias Ferreira, 417 - Leblon, Rio de Janeiro. Tel. 21 2239-5294

Nenhum comentário:

Postar um comentário