quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Bolo de aveia com castanhas e frutas secas

De férias, em casa, com muito calor... 

Hoje até que estamos tendo uma trégua, mas nos últimos dias a sensação de qualquer cidadão que estivesse na região sudeste do Brasil era de que nunca mais, nunca mais mesmo, a gente deixaria de sentir calor. 

Chuva de verdade, daquela chuvinha boa de encher reservatório, nada! Teve dia que o tempo formou, parecia prenúncio de tempestade. veio relâmpago, o céu escureceu, mas meia dúzia de gotas depois, tudo estava como antes, ou pior, porque quando caem só uns pinguinhos vem aquele bafo quente do chão, como panela de ferro no fogo. Está ali esquentando, se a gente joga umas gotas de água fria, sobe aquele vapor em estado de fumaça. E aí vem mais calorão! 

Num desses dias, de moleza e pouca obrigação, eu resolvi fazer um bolo. Fazia tempo que não batia um bolinho, nem inventava nada diferente para comer. Dá uma preguiça... Como o Silas diz, "é preciso vencer a inércia". Neste caso, a de não fazer nada. Resolvida a "batalha inercial", eis que inventei o bolo a seguir. Ficou bem saboroso e é bem saudável, especialmente se comparado a aquelas "gordices" cheias de recheio que a gente inventa de comer de vez em quando. Além do que tem pouco açúcar, leva manteiga, farinha de trigo integral e aveia. 

Bolo de aveia com castanhas e frutas secas

Ingredientes

Massa
3 ovos inteiros
1 xícara (chá) de açúcar refinado (pode ser usado mascavo, cristal ou demerara na medida de 3/4 de xícara)
1 xícara de leite frio
3 colheres (sopa) de manteiga (ou 1/2 xícara de chá de óleo)
1 xícara (chá) de farinha de trigo branca
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo integral
1 xícara (chá) de  aveia em flocos 
1/2 colher (sopa) de fermento em pó

Para misturar na massa: 
Castanhas de caju e do Pará, amêndoas, nozes, frutas secas (uvas passa branca e preta sem semente, damascos, ameixas pretas, manga desidratada, banana passa, tâmaras)


Modo de preparar: 
Bata os ingredientes do liquidificador de acordo com a ordem da receita. Coloque metade da massa em forma untada e polvilhada, distribua as frutas secas e as castanhas cortadas em pedaços pequenos de cerca de meio centímetro sobre essa parte da massa e junte o restante sem mexer. Leve ao forno pré-aquecido em 150 graus. Depois de 10 minutos no forno, aumente para 180 graus. Isso fará com que o bolo forme uma superfície mais rígida. Asse por mais 30 minutos. 

Segredinho de cozinha: quando tirar o bolo do forno, não coloque-o sobre as grades do fogão porque ele estará quente e o bolo continuará assando. Também evite colocar a forma diretamente sobre a mesa. Deixe a assadeira em cima de uma das grelhas do fogão sobre a pia. Assim haverá ventilação e a forma vai esfriar no tempo certo, soltando o bolo das laterais, o que facilitará na hora de virar. 

Se tiver pressa em tirar o bolo da forma (como eu), cuidado para não queimar as mãos. 

Para uma tarde com cara de casa da avó ou para levar a um piquenique, bem como para o café da manhã, esse é um bolo nota 10. No inverno, vai bem com chá ou chocolate quente, café com leite... No verão, com um chá verde ou de hortelã geladinho sem açúcar. 

Como pode ser visto na foto, o meu ficou pronto para o chá das cinco. Ui! Que tudo! 

Se fizer, mande um pedaço para mim ou leve para a sua vizinha. É certo que isso levará alguns segundos de felicidade para quem receber a fatia! 

Beijos a todos! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário