sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Trio de sabor para dar de presente: tapenade, sardela e pesto



Para este ano de 2015, entre os meus melhores propósitos de mudança,  decidi que todos os presentes a serem dados aos amigos em ocasiões especiais como aniversários, visitas e comemorações serão feitos por mim. Um jeito novo de dizer que tenho tempo para eles e que me dedico a dar o meu melhor para os que amo. 

Como gosto de cozinhar, de embalar, de por laço de fita e montar coisas, é quase certo que os presentes serão vidrinhos ou saquinhos com guloseimas ou iguarias. 

Parece uma decisão meramente econômica, mas não é. Até porque tudo depende de quanto custa o seu tempo e o que você realmente pretende fazer com ele. Quando você resolve presentear alguém com algo feito à mão, tem que se preocupar com a embalagem, com os ingredientes, com o frescor e as combinação dos elementos que com vão compor o mimo. 

No sábado, foi aniversário do Plínio e a primeira oportunidade de executar o que me propus fazer. 

Ele ganhou três iguarias feitas por mim na cozinha com a ajuda do Silas: sardela, pesto e tapenade de azeitona. Espero que tenha gostado. Tudo super fácil de fazer. 

Pus cada um dos preparos num vidrinho de 150 ml com tampa branca e depois os embalei um a um, como faziam os armazéns ou mercearias no passado. Apenas envolvidos numa folha de papel de seda branca, os dois vidros de antepastos e o de molho pesto foram levados para o aniversariante numa sacola de papel craft junto com uma garrafa de vinho. Era para ter pão italiano também, mas, como estávamos indo para um almoço, o pão demoraria a ser consumido o que faria com que perdesse o frescor até quando fosse ser consumido. Por isso, o deixei de fora. 

Que tal conhecer a receita da tapenade? Quem sabe você também se inspire e entre na onda de presentear com comidinhas... É um jeito de amar. 

Tapenade um prato típico provençal composto por uma mistura de azeitona (preferencialmente preta), com alcaparra, anchova, tudo picado em pequenos pedaços ou mesmo macerado e misturados com azeite de oliva. É um prato típico do sul da França, região da Provance, normalmente servido como entrada para ser comido juntamente com pedaços de pão ou torradas, podendo também ser utilizado como tempero. Seu sabor típico fez com que rapidamente ficasse conhecido e fosse apreciado em todos os continentes

Tapenade de azeitonas pretas

Ingredientes

2 xícaras (chá) de azeitonas pretas grandes sem caroço
2 colheres (sopa) de alcaparras
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
2 filés de anchova
1 colher (chá) de tomilho
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer

Leve todos os ingredientes, exceto o azeite, ao processador. Processe por cerca de 1 minuto, mas não deixe que se torne uma pasta. A textura da tapenade é de pedacinhos muito miúdos, não de creme. 
Retire do processador e já na travessa ou vidro onde vai servir acrescente o azeite de oliva extravirgem. 

Rendimento: 250 gramas de antepasto

Usos: A tapenade pode ser usada como antepasto para comer com torradas ou pães, serve para finalizar receitas de pasta de bacalhau, para finalizar bruschettas, para acompanhar piadinas ou bolos salgados em entradas. 

Uma delícia! Além do que é uma iguaria das mais refinadas.Uma ótima opção de presente, não?

Noutra ocasião, falo da sardela e do molho pesto.

Ate mais, aquele abraço! 

2 comentários:

  1. Adotei essa "tática"no final do ando passado, com um azeite aromatizado que eu mesmo produzi, com muito carinho. Os ingredientes principais eu mesmo cultivo, num cantinho do meu jardim e depois de bem curtido, também embalo ao estilo Dona Dirce,minha referência de tudo que é bonito ou gostoso nas artes do lar. Moral da história, foi um sucesso, todos gostaram muito e eu mais ainda. Beijos Clau!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é mesmo uma boa ideia? Além de carinhoso, tem muito sabor e um pouco da história da gente! Um beijo pra vc também, João!

      Excluir