quarta-feira, 4 de março de 2015

Arroz de forno bem brasileiro

Há comidas que são confortáveis. Existe, inclusive, uma expressão em inglês "comfort food", que já foi traduzida como "comida emocional".  Aquele arrozinho com carne moída é uma dessas comidinhas que enternecem. 

Quando resolvi juntar o arroz branco com a carne moída refogada e acrescentar banana e queijo acho que recriei uma comida tão confortável que sempre recorro a ela quando quero me sentir feliz e comer uma comida muito gostosinha. 

O melhor de tudo é que além de fácil de fazer, é um prato barato e que fica muito bonito, cheiroso e não tem quem não goste. Também é um preparo que nos dá base para fazer variações, por exemplo, arroz com frango ou carne seca em vez de carne moída. Vale substituir as azeitonas verdes picadas por milho cozido, dá pra trocar o molho de tomate por molho madeira. Só tem um ingrediente que, pra mim, é difícil trocar, a banana. 

A banana é o grande charme desse preparo. Ela torna o prato doce e ao mesmo tempo suave porque dá contraste com o salgado dos demais ingredientes. 

Acabo de pensar num item que poderia ser acrescentado e que ficaria bárbaro nesse prato: farinha de rosca. Desde que esteja fresca, isto é, moída há pouco tempo, vai ficar demais! 

Compartilho com meus queridos leitores, uma das comidas mais confortáveis que já preparei. 



Arroz de Forno Bem Brasileiro




Ingredientes

1 e 1/2 xícara de arroz branco cozido na hora
3 colheres de azeite de oliva extravirgem
1 cebola média picada 
2 dentes de alho espremidos
300 gramas de patinho moído
1/2 pimentão vermelho picado
2 colheres (chá) de azeitonas verdes sem caroço picadas
1 colher (chá) de alcaparras
3 colheres (chá) de molho de tomate
2 ovos cozidos picados
2 bananas nanicas cortadas em rodelas
sal e pimenta do reino a gosto
100 gramas de queijo minas ralado

Modo de fazer

Refogue o alho e a cebola no azeite, acrescente a carne moída, o pimentão, as azeitonas e as alcaparras. Cozinhe por cerca de 10 minutos. Tempere a gosto e em seguida acrescente o molho de tomate. 

Montagem do prato

Numa forma refratária, coloque em camadas: carne refogada com molho, arroz cozido, bananas em rodelas,  queijo e ovos cozidos. Repita as camadas até que acabem os ingredientes, deixando um pouco do queijo para polvilhar por cima. Cubra com papel alumínio e leve ao forno baixo pré-aquecido  por 15 minutos. 


Esse prato é excelente para servir sozinho logo após uma salada de folhas ou com feijão. É completo porque tem um pouco de tudo. É saboroso, fácil e com ingredientes bem brasileiros. Experimente. 

Que o restante da nossa semana seja ótimo! Beijos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário