domingo, 29 de março de 2015

Batatas rústicas


PRATO CORINGA: esse é um típico coringa da culinária. Sempre dá jogo! 

É difícil encontrar quem não goste de batatas. Acho que nunca conheci alguém. Além do que elas são comumente encontradas nos supermercados, quitandas, mercearias e feiras, não só no Brasil como nos mais diversos países. 

A batata é um carboidrato. Ela é um tubérculo (caule arrendondado de uma planta verde) comestível, rico em amido. 

Para muitos países, a batata é a base da alimentação, assim como para nós, brasileiros, são o arroz e o feijão. Mais de 1 bilhão de pessoas consomem batata no mundo, por isso, 125 países em escala, o que faz dela a quarta principal cultura agrícola em ordem de importância. 

experimentosnacozinha.blogspot
Existem mais de 5 mil tipos diferentes de batatas. Só na América Latina são cerca de 3 mil, dos quais 400 tipos são de uso culinário. Entre as mais conhecidas: batata bintje, inglesa, holandesa, doce, roxa, monalisa, baraka e asterix. 

Curioso é que elas são originárias da região da Cordilheira dos Andes e as primeiras foram levadas à Europa no século XVI. Hoje são amplamente consumidas pelos europeus, sem exceção. E nos Estados Unidos estão entre os grandes consumidores mundiais, embora a maior produção esteja concentrada nos países asiáticos. 



As variações desse ingrediente podem ser tantas e as mais inusitadas: batatas fritas, cozidas, assadas, com casca ou sem, recheadas, como base para massas e pães, frias, quentes, com molhos, em ensopados e tantos outros usos que renderiam listas intermináveis.  

foto: enirvana
Como acompanhamento ou guarnição é excelente, funciona muito bem com carnes, aves e peixes. É uma boa opção para os que não podem comer glúten.

Com tantos pontos positivos, o preparo desse prato é só mais um para engordar a lista. Fácil, rápido, barato e gostoso. Aproveite. 



Batatas rústicas



Ingredientes

·         600 gramas de batatas médias (do tipo holandesa)
·         Sal grosso
·         3 ramos de alecrim
·         2 colheres  (chá) de azeite de oliva extravirgem

Modo de fazer

Lave bem as batatas com uma escovinha de cozinha e retire imperfeições evidentes na casca com a faca de legumes. Corte-as ao meio e, depois, cada parte em três  partes, o que  fará com que cada batata renda seis pedaços. 



        



Leve ao forno em forma untada ou sobre um silpat (tapetinho de silicone culinário) não são antes polvilhar sal grosso e o alecrim retirado dos ramos e um fio de azeite. 

O tempo de forno será de 30 minutos. A cada 10 minutos, abra o forno e mova as batatas para que assem por igual. 

Dica: Se cortar em gomos ou se descascar já terá duas variações interessantes para o mesmo prato. 

Sirva como aperitivo ou como guarnição. Sucesso garantido! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário