sexta-feira, 15 de maio de 2015

Luís em dose dupla


Entrevista 


Luis Felipe Ferro, dos Prazeres da Casa e 

Luís Fernando Gregório, do Menu Today


Eles têm muito mais que o nome em comum. Ambos sabem aonde querem chegar, são jovens, apesar de experientes, bonitos, arrojados, eloquentes e já transitaram por outros mundos antes de se voltarem para a Gastronomia. Os dois oferecem algo exclusivo, personalizado: o cardápio montado com o que você gosta e a cerveja adequada ao seu paladar. 
O encontro que os uniu parece fortuito e promissor. Cada um tem o seu negócio em particular, mas, sabiamente (isso se deve a experiência que têm em outras áreas) unem forças para oferecer com qualidade a quase totalidade do que os clientes precisam quando contratam o serviço de comida e bebida. Um executa o menu e outro produz a cerveja perfeita para o que se vai comer. Coisa de gente esperta e antenada,  que não só pertence ao seu tempo, mas que entende e participa desse novo jeito de fazer as coisas, ou seja, em parceria ganha-ganha. 

Eu conheci um porque o outro o apresentou. Dois Luíses, com S! É legal o trabalho deles. Por isso, resolvi entrevistá-los. 

Vai dar vontade. Boa leitura! 



Entrevista com Luís e Luis

 Gregório e Ferro


Por que resolveram ser parceiros de comida e bebida? 


Luis Felipe Ferro - Prazeres da Casa - Impossível falar de uma boa cerveja e uma boa comida! O mercado gastronômico brasileiro já está em evidência há algum tempo e nós consumimos de todo o tipo e variedade de comida possível. No entanto, na visão tradicional, as variedades de cervejas eram muito limitadas pois só se consumia o que existia para vender. E o que existia eram apenas variações de cervejas estilo Pilsen comercializadas pelas grandes cervejarias de massa. Com a sofisticação do paladar brasileiro para a bebida o mercado passou, aos poucos, a ser inundado por cervejas especiais e diferenciadas – tanto importadas como nacionais. Com o aumento da prática de se fazer cerveja em casa e a um custo muito interessante, estas barreiras caíram completamente e, aos poucos, estamos sabendo explorar melhores combinações...


Luís Fernando Gregório - Menu Today - Concordo. A cada dia temos criado mais e melhores combinações feitas entre uma boa comida e uma cerveja de qualidade.


O conceito de harmonizar vinhos com pratos está dado. Ninguém mais questiona. Com a cerveja é a mesma coisa? Como as pessoas veem essa combinação?

LFF - Prazeres da Casa - Com a melhor depuração e conhecimento das possibilidades que o mundo da cerveja pode trazer, a combinação de estilos de cerveja e gastronomia está se tornando uma constante em nossa mesa.

LFG - Menu Today - Luisão matou, sem mais!


Quando se sugere harmonizar uma cerveja com um determinado alimento, qual é o benefício que quem vai consumir pode esperar? 

LFF - O importante é fazer com que não exista “briga” entre os sabores e somente a cerveja sobressaia ao gosto da comida ou vice e versa. Para isso, é importante conhecer as características de cada estilo para que estas não predominem sobre o gosto da comida.


LFG - Acredito e cada vez mais gosto que ambos alimentos tem que conversar ou se aproximar, mas como paladar é muito peculiar e pessoal vai de cada um ter a livre escolha em tentar uma harmonia perfeita entre os pratos e a bebida. Há quem goste de tomar cervejas leves com pratos mais gordurosos, nós como especialistas sugerimos que haja uma comunicação.


O que combina com cerveja? Qual a melhor comida para harmonizar com cerveja? 

LFG -  O ato é muito maior do que apenas beber e comer, é um momento único onde geralmente estamos próximos a amigos ou de quem nos sentimos bem, e isso torna- se especial. Aí eu acho que não a regras e jeitos, a escolha é livre e qual for ela será bem vinda.

LFF -  Um bom papo e uma boa comida sempre combina com cerveja. Cada estilo de cerveja pede uma ocasião diferente e um prato que combine.



Normalmente a gente vê o desenvolvimento de um prato para harmonizar com uma bebida. A partir do conceito da cerveja caseira é possível fazer o contrário, ou seja, criar uma bebida especialmente para ornar com a comida?  Poderiam dar exemplos? 

LFG - Como estamos em um co-working de food & beer, a troca de experiência é constante e diária. Ao longo de cafés, debatemos sobre receitas únicas, produtos e especiarias estão sempre em pauta, tais como:  côco, gengibre, nozes, raízes, frutas e folhas e outros que merecem ser degustados. Sempre tem coisa nova e sugestões criativas saindo da nossa cozinha.

LFF - Absolutamente sim! O mundo de cervejas caseiras abre completamente as possiblidades. Nós recentemente lançamos uma iniciativa chamada #PrazeresDoDia na qual toda a semana estamos publicando uma sugestão de harmonização a partir de uma comida. Veja e confira!





Falem de pratos e cervejas juntos que deixariam qualquer um com água na boca! 

As respostas de ambos foram fotos. As que seguem. 






Sobre os entrevistados

Luis Felipe Tavares Ferro, tem 37 anos, é solteiro e pai de 2 filhos. Após 20 anos de vivência no mundo corporativo se aventurou no mercado de cervejas caseiras. O que era apenas hobby virou profissão. Fundou a Prazeres da Casa – empresa voltada ao mercado “faça você mesmo” com forte atuação na educação e comercialização de produtos voltados ao mercado de cervejas artesanais caseiras.

Luís Fernando Gregório é chef de cozinha: a quarta geração de talentosos cozinheiros e confeiteiros portugueses. Há mais de quinze anos vive entre facas, pratos e panelas e, ainda hoje, antes de por uma nova receita em prática, sonha com o aroma que tomará conta da cozinha. Sua experiência internacional na terra do pai e em outros lugares da Europa, como Suíça e França, e os anos vividos nos Estados Unidos são referências para sua gastronomia contemporânea. Ele é o criador do Menu Today


Serviço

Menu Today 
http://www.menutoday.com.br/
Facebook/menutoday
Tel.: 11 96629-1312


Prazeres da Casa
https://www.prazeresdacasa.com.br/brew/
Facebook/prazeresdacasa 
Tel.: 11 3858-5750

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas.Parabéns aos dois Luis!!! São inovadores, talentosos, competentes e conscientes da responsabilidade da profissão que exercem.E ainda: são jovens! Têm todo o tempo do mundo para se aprimorarem cada vez mais.Gostei!

    ResponderExcluir