sexta-feira, 8 de maio de 2015

Qual a temperatura ideal para degustar um vinho?


Participação: Vinitude - Clube dos Vinhos


Todo mundo sabe que eu adoro uma comemoração. Sempre invento um jeito de brindar. Então, pra comemorar a semana de aniversário, não poderia haver participação mais oportuna do que a dos que sempre nos ajudam a brindar com mais propriedade e sabedoria: Vinitude - Clube dos Vinhos, a primeira parceria do Blog da Gavioli

Hoje, a ideia é desmistificar qual a melhor temperatura para se servir o vinho. Vinto tinto se toma sem gelo? Vinho branco só gelado? 


Quanto mais a gente aprende, melhor é o brinde! 


 As temperaturas ideais para degustar um vinho





Consumir um vinho em temperatura errada pode ser um verdadeiro crime,  pois a temperatura influencia em sua apreciação e pode alterar características básicas, ajudando a determinar  se gostaremos ou não do vinho em questão.


Como a temperatura ideal de cada vinho pode variar, gerando confusão nos leigos e causando problemas na hora da degustação, vamos listar quais são as temperaturas ideais para se degustar vinhos, dando opções para as variedades mais comuns que são encontradas em adegas e mercados de todo o país.

A importância do termômetro de vinhos

Antes de falarmos das temperaturas ideais para se degustar um vinho, vamos falar de um instrumento de extrema importância para este ato tão nobre: o termômetro de vinhos.

Sem um termômetro de vinhos fica muito mais difícil conseguir determinar qual é a temperatura da garrafa antes de abri-la e, com isto, conseguir acertar a temperatura ideal que o vinho em questão exige para entregar o seu melhor.

Portanto, procure comprar um termômetro de vinhos para medir com precisão a temperatura das garrafas e, assim, conseguir com que seus vinhos sejam sempre servidos dentro do que se entende por temperatura ideal para a variedade em questão.

Vinhos brancos 

Estes vinhos normalmente pedem temperaturas mais baixas, já que são mais refrescantes, especialmente os espumantes, portanto, tenha em mente que eles deverão ser servidos depois de passar um tempo no refrigerador.

Temperatura ideal:  Vinhos brancos normalmente pedem temperaturas entre 15°C e 18°C, mas para variedades espumantes,  é mais indicado que a temperatura fique entre 4°C e 8°C.


Vinhos tintos

Os vinhos tintos costumam ser servidos em temperatura ambiente, especialmente nas épocas mais frias do ano, mas o ideal é colocá-lo no refrigerador para que atinja uma temperatura mais fresca.

Temperatura ideal: Normalmente, a garrafa de vinho tinto deve ser servida com temperatura entre 13°C e 18°C, sendo que esta variação depende do tipo de vinha, pois há variedades que precisam de temperaturas mais amenas para entregar seu melhor, ao passo que há outras que necessitam de um pouco mais de frio para dar o que realmente se espera.

Como determinar a temperatura ideal de cada tipo de vinho?

No entanto, é possível determinar, especialmente quando estamos falando de vinhos tintos, temperaturas mais especificas para tipos de vinhos de acordo com sua idade e com sua produção.

Vinhos mais jovens, que são vinhos normalmente mais baratos, costumam ser servidos em temperaturas mais baixas, variando entre 11°C e 14°C, ao passo que vinhos mais encorpados precisam de temperaturas entre 15°C e 17°C.

Já os vinhos Reserva, que quase sempre são vinhos mais caros e mais maduros, a temperatura deverá variar entre 16° e 18°C, pois é nesta faixa que eles conseguem expor todo o seu esplendor.



Boa degustação!

Esse post foi uma colaboração do Clube dos Vinhos, um clube de vinhos online por assinatura que envia mensalmente seleções de vinhos especiais e autênticos. Todos os vinhos citados estão disponíveis no e-commerce do Clube, o Vinitude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário