segunda-feira, 10 de agosto de 2015

A cozinha em pílulas de conhecimento



Carême - Marie-Antoine Carême foi um importantíssimo e revolucionário chef de cozinha francês que viveu entre o fim do século 18 e o primeiro terço do século 19. Foi o primeiro chef celebridade do mundo, conhecido como o chef dos reis e o rei dos chefs.  

Sua contribuição para a gastronomia foi imensa uma vez que foi ele quem primeiro separou os preparos dos pratos por categoria e os classificou. A partir disso criou métodos básicos de preparo que serviriam para as mais diversas variações da culinária. Um exemplo são os molhos. A partir dos chamados molhos mãe (bechamel, velouté, espanhol, de tomates e holandês) é que os demais se derivam quando são aromatizados, finalizados ou guarnecidos de diversas maneiras.


Saber um pouco de história é fundamental para quem se arrisca no mundo da gastronomia. Vale pesquisar sobre o chef Carême já que ele, sem dúvida, nos encurtou caminhos.  

2 comentários:

  1. Ele também foi o responsável por classificar os fundos os caldos e as bases liquidas, foi precursor da pâtisserie française, é considerado o pai dela em muitos dos livros históricos sobre o tema, inspirou o criador do sistema de brigadas de cozinha Auguste Escoffier, a montar o esquema de trabalho que é usado a mais de 100 anos nas melhores cozinhas do mundo.

    ResponderExcluir
  2. Sim, chef. E muito mais. Excelentes informações. Grande abraço!

    ResponderExcluir