quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Franguinho com curry e gengibre (à indiana)

Receita de Frango à Indiana 


Ingredientes

120 gramas de peito de frango sem pele e desossado em cubos
1 colher (sopa) de óleo de milho
1 colher (sopa) cebola picada em brunoise*
1 dente de alho amassado
1 colher de gengibre picado em brunoise
3 colheres (sopa) de iogurte natural 
1 colher (café) de curry
sal a gosto.

Modo de fazer

Refogue o frango com o óleo, a cebola, o alho e o gengibre. Deixe dourar. Isso vai demorar uns 8 minutos, no mínimo. Misture o iogurte com o curry e despeje no frango. Salgue a gosto. Baixe o fogo e deixe reduzir por alguns minutos. Sirva em seguida. 

-- 

Para acompanhar esse franguinho uma boa combinação de grão de bico cozido temperado com hortelã e azeite e um cuscuz marroquino com castanhas e frutas secas picadas. Combina muito bem! 

Preparei essa refeição pra mim agora há pouco. Entre começar e terminar o preparo, comer e lavar a louça (contando que o grão de bico estava previamente cozido e o frango descongelado) demorei uma hora e quinze minutos. Ah! Nesse tempo eu ainda fiz as fotos.  Não é tão difícil comer bem, é? 

Ando pesquisando muita coisa sobre comida, por prazer e por dever do ofício. A cada dia, tenho mais certeza de que cozinhar é uma disposição, muito mais do que um conhecimento. É um ato experimental, empírico com o qual chegamos a resultados muitas vezes surpreendentes que mudam para sempre o nosso jeito de ver os alimentos. 

Também provo a  cada dia que comer é mesmo cultural. Na nossa cultura temos a chance de ousar com ingredientes diversos. é a nossa miscigenação natural, somos um pouco italianos, portugueses, franceses, indianos, japoneses, árabes. Essa é a grande graça.

Experimente essa ousadia. Só uma vez... depois me conte. 

Um beijão, até amanhã com uma entrevista especial.  Entrevista de chef! 

*brunoise - cubos de 3x3mm

>> Conhece o Lá em casa pra jantar ?


Leia também: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário