quarta-feira, 4 de maio de 2016

Fast food - dicas rápidas e imperdíveis


Já faz um tempinho que a coluna Fast Food anda  sem dicas bacanas. Acho que quem acompanha o blog deve ter percebido isso. Pra me redimir hoje tenho dicas quentíssimas de boas atividades nos próximos dias. Vamos a elas! 



Negócios de Gastronomia em Domicílio é tema de curso


Amanhã e depois (5 e 6/maio) no portal Eduk, a chef de cozinha Adriana Bausells vai tratar do assunto que eu mais gosto na vida: a arte de bem receber! 
O nome do curso é Chef em domicílio: transforme a arte de receber bem em negócios. O curso completo tem duração de 8 horas e é ministrado online. Para quem não conhece o Eduk é uma plataforma de ensino à distância com aulas muito interessantes. Para assistir é preciso se cadastrar ou ser assinante. 

Mais informações: www.eduk.com.br 




Lá em casa pra jantar

A próxima edição do evento ocorre dia 21/05, sábado
Desta vez o menu é vegetariano, mas com muito sabor. Inspirado no livro Cozinha Natural Gourmet - a culinária de Tatiana Cardoso e o restaurante Moinho de Pedra, o jantar custa R$ 100 por pessoa e já inclui a bebida. Para participar é preciso reservar pelo e-mail laemcasaprajantar@gmail.com . As vagas são limitadas. Para conhecer o menu completo e obter mais dados do evento acesse: Lá em casa pra jantar / menu vegetariano 
Reserve já!!


Oficina  Comer é Mais, no Sesc



No Sesc Belenzinho, amanhã, 5/maio, às 14h, abre inscrição para a oficina Cozinhando com Quiabo e Jiló, que será no dia 18/maio, às 19h30, dentro do projeto de oficinas Comer é Mais cuja curadoria é de Neide Rigo, do blog Come-seSão reflexões e troca de conhecimento para além do simples ato de comer.  O chef convidado para a oficina é Marcelo Corrêa Bastos, do restaurante Jiquitaia.  É grátis. Inscrições no local ou pela internet.  Super dica essa!


Dica de leitura sobre Azeites

Há tempos não gostava tanto de uma leitura como a minha atual.
O autor é Luciano Percussi, do restaurante Vinheria Percussi, e o título é Azeites - História, Produtores, Receitas.  Eu peguei na biblioteca a edição de 2006 da editora Senac, mas é fácil de encontrar em livrarias que valorizam títulos de Gastronomia. Na Amazon custa R$ 24,90. Mas vale muito mais, eu garanto! 
O livro é um passeio incrível pelo mundo dos azeites. 
Como eu mesma diria, azeite, vinho, queijo e pão são as melhores comidas do universo. O livro, portanto, se tornou o meu queridinho. Acho que vou me especializar em azeites!



Série Cooked 


Não deixe de ver quando tiver um tempinho a série Cooked na Netflix. São 4 capítulos, narrados e enredados por Michael Pollan,  cujos títulos são: fogo, terra, ar e água. Para mim, o que é imperdível mesmo é o episódio Ar, que tem como tema o pão. Cheguei a escrever um post. Vale dar uma lida.



Aplicativo de comida 


Quer comer de um jeito diferente?  Experimente baixar o aplicativo Apptite no seu celular. Para o Dia das Mães há promoções muito bacanas de pratos preparados por chefs que atuam em suas próprias casas. 

Você acessa e vê o que tem disponível perto de você. São essas iniciativas que tornam os negócios mais sustentáveis porque valorizam "a produção e a arte" gastronômica local. 

Eu sou uma das chefs que está lá. Recomendo conhecer. Pode ser surpreendente a qualidade do que você vai encontrar por preços bem razoáveis, próprios para girar a economia em tempos de crise!


A coluna Fast Food voltou com a corda toda, não é não? 

Até breve!!!

2 comentários:

  1. Olá, Clau!

    Ficamos muito felizes por saber o quanto gosta do livro do nosso pai, Luciano Percussi! Ele acaba de completar 90 anos e é um pioneiro no Brasil na Enogastronomia e no azeite! :-)

    Parabéns pelo seu blog e esperamos recebê-la na Vinheria Percussi em breve. Será muito bem-vinda!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Lamberto e Silvia,
    Eu me tornei fã incondicional do seu pai. A pesquisa dele para o livro foi muito bem feita. Sempre gostei muito de azeite e agora posso dizer que sei um pouco mais a respeito graças ao livro.
    Agradeço a mensagem. Fiquei muito feliz que escreveram. Dia desses voltaremos (meu marido e eu) ao Vinheria Percussi. Foi aí que comemoramos nosso primeiro aniversário de casamento. Grande abraço!!!

    ResponderExcluir