terça-feira, 18 de julho de 2017

Questão de boa hospitalidade

Gastronomia e Hospitalidade - Lá em casa!



Desculpem-me a ausência dos últimos dias, meus amados leitores. Estive viajando desde o dia 29/06. Cheguei ontem.  E já tenho novidades ótimas para compartilhar. 


Foi publicada a Revista Regional do mês de julho e está lá a minha coluna Lá em casa sobre gastronomia e hospitalidade

Desta vez, o assunto é sobre bem receber pessoas em casa, preparando-se para isso. Cuidados com a casa e pequenas providências como um breve rearranjo na agenda de trabalho pode facilitar muito a sua vida e a dos seus hóspedes ou convidados. 

Não deixe de conhecer a revista . É uma graça. Cheia de boas matérias com excelente astral. Neste mês, a querida atriz Lilia Cabral está na capa. Que honra! Mas, se preferir, leia o texto na íntegra aqui no blog mesmo.

Como disse no mês passado, sinto dupla satisfação ao publicar na Revista Regional: escrevo para quem amo (meus conterrâneos) sobre os assuntos que também amo. Uma alegria! 



Leia aqui o texto na íntegra: 




Questão de boa hospitalidade


Não é novidade pra ninguém que eu amo receber pessoas na minha casa. Gosto de festa, de gente contando novidades e, principalmente, de criar um clima de aconchego para os meus convidados, sejam eles da minha família, meus amigos ou amigos dos meus amigos.

Se você vai receber pessoas em casa, há algumas regras que precisam ser cumpridas. Dá um pouco de trabalho, mas, no fim, vale a pena.  Então, por que não algumas dicas?

Quando for receber alguém, deixe tanto quanto é possível o ambiente arrumado e limpo. Procure evitar muita louça na pia, roupas espalhadas, banheiro molhado. Isso demonstra que houve uma preparação para que aquela pessoa fosse bem recebida. 

Além da casa, cuide para que você esteja bem, se possível, alinhado e confortável, além do que é imprescindível que esteja disponível para os seus convidados. Não há nada mais chato do que chegar na casa de alguém e ser trocado por um telefonema ou por afazeres domésticos, não concorda? 


Muitas vezes, recebemos amigos em dias nos quais estamos trabalhando muito. Se isso ocorrer, mesmo que tenha que acordar mais cedo ou dormir mais tarde, você terá que dar atenção a quem está na sua casa. Uma conversa franca e carinhosa fará com que seu visitante se sinta acolhido. Receber uma visita é receber uma dádiva!


Preparar um lanchinho, deixar uma chaleira preparada e um saquinho de infusão com uma xícara de chá sobre uma mesa arrumadinha com toalha ou jogo americano, bem como uns petiscos é de bom tom e demonstra carinho.


Ninguém é obrigado a cozinhar divinamente para bem receber, mas é atencioso e indispensável providenciar  algo para comer.


Frutas, sucos, leite e pão com algum tipo de queijo dificilmente dá errado. Quase todo mundo come. Mesmo que seja só um cafezinho, lembre, tem que ser oferecido. Faz parte do ritual da boa hospitalidade.

Se você conhece bem o gosto de seus convidados, pode comprar ou preparar algo que saiba que vai agradar. Isso torna tudo mais especial. Se está quase sem tempo, há a cada dia mais gente especializada se disponibilizando em entregar comidinhas deliciosas diretamente em casa. Dê uma olhada na internet, você pode fazer a alegria de seus convidados sem que isso exija muito esforço.


Na próxima edição, a ideia é listar alguns itens que podem facilitar sua vida quando tiver hóspedes, ou seja, convidados que vêm pra dormir. 


****



Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário. Compartilhe com os amigos! É fácil, é só acessar a mídia onde quer publicar na barra lateral à esquerda desta página. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário