quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Verão é tempo de conviver


Lá em casa! 

E assim começamos o ano de 2018. Cheios de esperanças renovadas. Como é verão, a Revista Regional vem com uma edição fantástica, cheia de cor e alegria. Você não vai perder, vai? 




 coluna Lá em casa de janeiro é sobre o resgate da convivência e do uso do espaço público. Ah! E tem uma receita deliciosa e muito versátil.  A ideia, como sempre digo, é tornar a vida mais feliz. 

Leia a coluna e aproveite a revista toda, que está com a cara e a cor do Brasil. 


Se preferir, leia o texto na íntegra aqui no blog mesmo. Compartilhe, deixe seus comentários. Um blog vive de quem o lê e compartilha opiniões. 



Siga a página do Facebook.  




Verão! É tempo de conviver




De férias, em casa, com muito calor... Que moleza, que preguiça!

Como é verão, que tal vencer a inércia e criar um programa muito bacana cheio de alegria com os amigos e as crianças?  Pode ser num parque ou numa praça da cidade à sombra das árvores, onde as crianças tem espaço pra correr e brincar enquanto os pais, tios e amigos podem se entregar a um longo papo, sem pressa.

Eu sou adepta de resgatar os espaços públicos para convivência. No corre-corre do cotidiano a gente esquece que é possível conviver. Tirar um tempo pra conversar olhando nos olhos, sentindo cheios, vendo expressões, ouvindo as vozes como elas são.  O ser humano precisa resgatar o vínculo.

Quando a gente se dá essa chance, fica mais feliz e, a comida, claro, faz parte. Por isso, preparei uma receita incrivelmente fácil para depois da brincadeira (as crianças vão chegar famintas!) ou para acompanhar o papo entre amigos.

Num desses dias de pouca obrigação, que tal fazer um bolo saudável e delicioso para o lanche da tarde?  A receita leva pouco açúcar, manteiga, farinha de trigo integral e aveia. 

Bolo de aveia com castanhas e frutas secas


Ingredientes

3 ovos inteiros
1 xícara (chá) de açúcar refinado (pode ser usado mascavo, cristal ou demerara na medida de 3/4 de xícara)
1 xícara de leite frio
3 colheres (sopa) de manteiga (ou 1/2 xícara de chá de óleo)
1 xícara (chá) de farinha de trigo branca
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo integral
1 xícara (chá) de  aveia em flocos 
1/2 colher (sopa) de fermento em pó

Para misturar na massa: 

Castanhas de caju e do Pará, amêndoas, nozes, frutas secas (uva passa branca e preta sem semente, damascos, ameixas pretas, manga desidratada, banana passa, tâmaras)

Modo de preparar: 

Bata os ingredientes do liquidificador de acordo com a ordem da receita. Coloque metade da massa em forma untada e polvilhada, distribua as frutas secas e as castanhas cortadas em pedaços pequenos de cerca de meio centímetro sobre essa parte da massa e junte o restante sem mexer. Leve ao forno pré-aquecido em 150 graus. Depois de 10 minutos no forno, aumente para 180 graus. Isso fará com que o bolo forme uma superfície mais rígida. Asse por mais 30 minutos. 

Segredinho de cozinha: ao tirar o bolo do forno, não o coloque sobre o fogão porque ele estará quente e o bolo continuará assando. Evite colocar a forma diretamente sobre a mesa. Deixe a assadeira em cima de uma das grelhas do fogão sobre a pia para que haja ventilação e a forma esfrie no tempo certo, soltando o bolo das laterais, o que facilitará na hora de virar. 

No inverno, esse bolo iria bem com chá, chocolate quente ou café com leite... No verão, um chá verde ou de hortelã geladinho sem açúcar.


Se fizer, leve um pedaço para a sua vizinha. É certo que isso levará alguns segundos de felicidade para quem receber a fatia!  


******

Nenhum comentário:

Postar um comentário