Reflexões sobre o mundo digital e a gastronomia
Que valha a adaptação do ditado no qual inicialmente se dizia "puxar a brasa para a sua sardinha" saído dos cortiços onde se assavam sardinhas na brasa para iluminar o ambiente, a reflexão de hoje é sobre o papel do marketing digital e de conteúdo para a Gastronomia.
Então, por que a expressão? Porque ao tratar desse assunto, vou puxar a sardinha para o meu lado ou a brasa para minha sardinha... já que esse o meu negócio!
Escrevi esse material para a disciplina de Comunicação Empresarial do prof. Rodrigo Stolfi, no fim de 2014 e agora compartilho no Blog com alterações pouco significativas.
Mídias digitais, marketing de conteúdo e Gastrô...
A Gastronomia está na moda! Por toda parte há provas disso.
O assunto está na conversa das pessoas. Todo mundo fala de comida, conhece um chef ou alguém que abriu uma
lojinha especializada em algum tipo de refeição ou serviço especializado de
alimentação.
Desde os grandes mercados, que
dedicam aos produtos gourmet mais espaço e vitrines, até as inumeráveis
iniciativas privadas de profissionais que tentam entrar nesse mundo por meio de
seus food trucks, pequenos empórios, buffets para servir em casa (cuja equipe
quando é grande tem duas pessoas: o chef e um ajudante), brigaderias, paleterias, temakerias, e toda sorte de outras “rias” que, quando
colocadas no fim do nome de cada comida
tem o poder de transformá-la em sinônimo de um negócio gastronômico.
Seja
para o bem ou para mal, isso é assunto em todo tipo de mídia.
Os
jornais têm espaços, alguns até cadernos semanais, cada vez mais voltados à
gastronomia; os canais de televisão estão repletos de programas que vão das
atrações com receitas simples para a dona de casa às mais acirradas competições
culinárias com vultosos prêmios para os participantes; há um número sem fim de
páginas em periódicos que surgem dedicadas ao assunto e também as revistas
especializadas do mais alto nível sobre gastronomia nas bancas e para
assinantes. No entanto, mais do que tudo
isso, a Gastronomia é hoje é um produto perfeito para os meios digitais.
Se há alguma dúvida,
basta acessar um mecanismo de busca na internet e procurar um dos jargões
do meio. Expressões como gourmet, chef,
harmonização, guarnição, sommelier, mise en place e outros tantas estão
presentes num infindável número de conteúdos digitais, seja em blogs ou canais de
vídeo, em newsletters ou sites de
formatos cada vez mais criativos. O
celular se tornou uma ferramenta que garante ao internauta acessar os conteúdos
de seu interesse em qualquer lugar e a qualquer hora, o que o tornou seu uso
massivo. Isso faz com que a cada dia surjam
mais aplicativos que oferecem maneiras atrativas para que o usuário se
conecte. Como conteúdo, a gastronomia está no alto dessa onda. Há aplicativos
de receitas, de vinhos e cervejas, de restaurantes, de entrega de comida, de
compras de produtos para cozinha e muito mais.
Planos de Comunicação
Há alguns anos, até bem recentes, criar uma estratégia de comunicação para determinado produto, personagem ou
negócio, incluía itens elementares como:
- divulgação em mídia “mãe”
(publicidades e espaços em revistas como Veja e Época e na programação da rede
Globo);
- propaganda e publicidade (TV,
jornais, revistas, outdoors);
- assessoria de imprensa: releases
(institucional e dos produtos) e relacionamento com jornalistas;
- participação em eventos e em
programas de TV; e
- publicação de artigos.
Não era mais que isso. Haja trabalho, diriam alguns, não há dúvida!
Já hoje... as exigências são
outras. Algumas até bem mais fáceis e baratas, outras, nem tanto.
Só não dá para pensar em estratégia de comunicação que não considere internet e mídias digitais.

- Como montar um plano de comunicação voltado ao mercado para divulgação de uma empresa dessa natureza?
- Quais os elementos-chave a serem considerados para uma boa companha de comunicação empresarial?
.... (continua)